Coliving: você conhece a grande tendência em moradia compartilhada?

Em muitos países, o coliving existe há tempos e no Brasil também chegou para ficar.
Ficou curioso para conhecer este conceito de moradia coletiva que vai revolucionar o mercado imobiliário?
Nesta publicação você irá entender como funciona e porque o coliving está conquistando tantos adeptos pelo mundo. Vamos lá!
Nos centros urbanos, o espaço é cada vez mais disputado e as pessoas têm uma vida cada vez mais corrida. O coliving propõe justamente solucionar esta questão, estimulando a criação de um senso de comunidade em espaços compartilhados.
Conceito de coliving
Como o próprio nome já diz, coliving é a prática de viver com outras pessoas.
Nos anos 70, não era raro na Europa encontrar pessoas dividindo casas em sistemas de colaboração, influenciadas pela cultura hippie. Podemos até dizer que o coliving tenha encontrado neste movimento a inspiração para o seu conceito, mas se diferencia bastante desse modelo, trazendo ares contemporâneos em um ambiente bem estruturado.
Como funciona um coliving
O coliving foi criado em resposta à elevada demanda de moradia na área central das grandes cidades. O novo modelo proporciona sim a troca de experiências com outras pessoas, mas a grande diferença é que preserva a individualidade do morador.
Cada pessoa tem o seu quarto privativo, onde pode se recolher ou receber quem quiser na hora em que quiser. Já as áreas comuns são amplas e convidam à integração, reunindo uma série de comodidades que variam de acordo com o local. Alguns exemplos do que podemos encontrar nas áreas compartilhadas são: lavanderia, cozinha equipada, academia, piscina, sala de estudos, cinema, espaço para bike, hortinha e muitas outras inovações. Internet de alta velocidade e design bem cuidado também não podem faltar em um projeto de coliving.
Vantagens do coliving
– Troca de experiênciasAo compartilhar um ambiente as trocas naturalmente acontecem entre as pessoas, criando um senso de comunidade e ampliando a visão de mundo. É uma possibilidade para conhecer pessoas de vários estilos, vindas de diferentes culturas, o que é muito rico como desenvolvimento humano.
– Localização
Um coliving geralmente é situado em uma ótima localização da cidade, viabilizando a oportunidade de morar em local de fácil acesso.
– Praticidade
Nas áreas centrais, o morador vive cercado de conveniência. Isso sem contar os serviços que encontra dentro da própria moradia.
– Economia e Sustentabilidade
Além de reduzir os gastos com transporte, as despesas podem ser divididas em mais partes e os recursos são otimizados. Tudo isso reverte em economia financeira e poupa recursos naturais.
– Flexibilidade
Ao contrário da maioria de contratos de aluguel, o sistema de coliving não envolve muita burocracia. A maioria dos empreendimentos aceita contratos por tempos menores e não exige fiador.
– Qualidade de vida
Quem mora em um coliving ganha tempo, dinheiro e energia para gastar com o que gosta de fazer. Isso é qualidade de vida!
– Rentabilidade
Por vir ao encontro das maiores tendências do mercado imobiliário, o coliving representa uma excelente oportunidade de investimento.
É por esses e outros motivos que o coliving é uma das maiores apostas do mercado imobiliário.
Em breve, este conceito também será colocado em prática na cidade de Ribeirão Preto em nosso novo projeto. Se você se interessa em saber mais acompanhe as novidades no perfil da Blend Coliving ou entre em contato com um de nossos consultores.