Como a tecnologia pode facilitar a criação de projetos na construção civil?


A tecnologia de construção é um conceito que vem ganhando força no mercado construtivo, sobretudo por otimizar a criação de projetos.

Através do desenvolvimento de técnicas modernas e altamente eficientes, as construtoras mais atualizadas estão aumentando seus lucros e ultrapassando as concorrentes tradicionais.

Quer saber como a tecnologia pode também ajudar seu negócio a crescer? Continue lendo esse conteúdo e aproveite todas as dicas!

O que é tecnologia de construção?

Quando falamos em tecnologia de construção estamos nos referindo à busca por novas soluções — sejam elas métodos, ferramentas ou técnicas — capazes de otimizar as atividades no mercado de construção civil.

Ou seja, o principal objetivo desse conceito é aumentar a produtividade de uma construtora e reduzir os custos de produção, aumentando os lucros

Para isso, as empresas aliadas à tecnologia de construção investem em desenvolvimento e pesquisa, voltadas a esse mercado específico, além de estarem sempre atualizadas sobre as novidades do setor. 

Qual a importância da tecnologia para construção civil?

A construção civil é a indústria que mais produz entulho no mundo.

Sem falar nos demais impactos ambientais provocados pelo setor, como consumo de recursos naturais e energia, poluição e emissão de CO₂. 

Com a tecnologia de construção é possível reduzir grande parte desses impactos, dado que as novas técnicas visam finalizar as obras em pouco tempo, consumir poucos recursos naturais e anular os desperdícios.

Todas essas características para projetos mais sustentáveis reduzem inúmeros impactos que, a longo prazo, farão uma enorme diferença no meio ambiente.

Além disso, as construtoras também são beneficiadas com essas novas técnicas, as quais também buscam:

  • Agregar mais valor e qualidade a obra;
  • Aumentar a produtividade da equipe;
  • Reduzir os gastos, sobretudo relacionados ao desperdício.

Ademais, a tecnologia de construção foi fundamental para o surgimento da indústria 4.0, fase da revolução industrial que busca o aperfeiçoamento das máquinas e automatização do máximo de tarefas possíveis.

Exemplos de inovações na construção civil

Ficou interessado na tecnologia de construção? Conheça abaixo as principais inovações desenvolvidas a partir desse conceito — que prometem ser tendência pelos próximos anos:

Realidade aumentada

A realidade aumentada permite que os engenheiros e demais integrantes da equipe visualizem com maior precisão e detalhes um projeto, permitindo a correção dos erros e economia com reparos.

Além disso, a tecnologia é aplicada durante as manutenções da edificação, dado que consegue identificar pequenas falhas que, quando não reparadas de imediato, podem causar danos ainda maiores (e mais caros).

A realidade aumentada também deve ser utilizada durante a busca por investidores ou clientes, que poderão visualizar todas as características do projeto, influenciando positivamente a decisão.

BIM

A tecnologia Building Information Modeling, conhecida como BIM, tem como principal objetivo integrar todos os setores de uma obra e desenvolver um projeto 3D da construção, altamente detalhado.

Para isso, essa técnica reúne em um mesmo sistema todas as informações e características da obra, independente do seu setor de origem.

As vantagens da tecnologia BIM para construção civil são:

  • Facilita o compartilhamento de dados entre as equipes;
  • Oferece maior assertividade a tomada de decisão;
  • Dar maior transparência ao projeto;
  • Permite uma visualização clara do andamento da obra;
  • Facilita a identificação dos erros e manutenção;
  • Reduz os custos e agiliza a conclusão do projeto;
  • Otimiza a execução das atividades de cada equipe.

Construção modular

Imagine construir um prédio de 10 andares em menos de 29 horas? Com a construção modular, foi possível realizar esse projeto.

A técnica utiliza peças pré-fabricadas industrialmente para dar vida a construções de todo tamanho, finalidade e porte — sem abdicar da qualidade e segurança.

Como os módulos chegam prontos no canteiro de obras, todo o processo é finalizado em pouco tempo, dado que o encaixe dessas peças é mais rápido que a construção de uma edificação de tijolos tradicional.

Ademais, a construção modular foi amplamente utilizada pelos governos para elaboração de hospitais emergenciais durante a pandemia da COVID-19, devido ao baixo custo e agilidade da obra.

Impressão 3D

Bastante utilizada na medicina para tratamentos e próteses, a impressão 3D também está conquistando outro grande mercado econômico: a construção civil.

A técnica é utilizada para a criação de maquetes precisas até construções residenciais, sendo sua principal característica a automatização do processo, realizado basicamente pelo computador.

Desse modo, além de economizar com matéria-prima, a impressão 3D também dispensa a maior parte da mão-de-obra — gerando um corte de gastos extremamente vantajoso à construtora.

Um exemplo de projeto arquitetônico construído com essa técnica foi a casa de concreto, desenvolvida pela equipe do professor Xu Weigo. A casa possui um quarto, sala, cozinha integrada e banheiro.

Bioconcreto

Rachaduras no concreto de uma estrutura podem comprometer a segurança de toda edificação, sendo necessário reparo imediato — manutenção que gera custos extras ao proprietário.

Para evitar todo esse processo, o professor holandês Henk Jonkers e sua equipe desenvolveram o Bioconcreto.

Também chamado concreto vivo e concreto inteligente, esse material possui em sua composição cápsulas de plástico biodegradável, contendo bactérias adormecidas e lactato de cálcio (fonte de alimentação).

Esses agentes de cura são despertados quando o concreto entra em contato com a água, devido à presença de rachaduras na estrutura. Gradualmente, as bactérias vão se alimentando e produzindo o calcário, responsável por preencher todas essas falhas.

Benefícios da tecnologia para gestão de projetos

A tecnologia de construção garantiu o compartilhamento mais rápido e eficiente das informações entre as equipes envolvidas na elaboração de um projeto.

Essa gestão colaborativa permite o registro integral dos dados e interações realizadas, assim como otimiza a tomada de decisões, facilita a revisão dos projetos e reduz a quantidade de erros durante a criação.

Outra vantagem da tecnologia para gestão está relacionado à organização dos projetos externos, os quais podem ser acessados rapidamente com a implementação de sistemas específicos.

Inclusive, esse acesso pode ser realizado de qualquer lugar do mundo, desde que o profissional esteja conectado à internet e possua devida autorização — que pode ser emitida também de forma prática, pelo gestor responsável por todo projeto.

Dessa forma, a ferramenta permite que a comunicação e troca de informações seja ainda mais rápida e eficiente!

Invista na tecnologia de construção e aproveite todos os benefícios que esse conceito e suas inovações tem a oferecer!

Gostou desse conteúdo? Veja também: